top of page

Intolerância ou alergia? O que você precisa saber

Uma intolerância é quando o corpo reage de maneira negativa quando exposto a certos itens. Isso não deve ser confundido com alergia, que é uma reação crônica mais severa.

O que exatamente é uma intolerância?

Uma intolerância é a incapacidade do corpo em digerir um item de forma normal, seja isso uma intolerância alimentar ou um fator ambiental (uma intolerância não alimentar). Intolerâncias podem acontecer devido a inúmeros fatores, sendo os mais comuns:

  • O corpo está com deficiência de enzimas digestivas (sistema gastro-intestinal) necessárias para certos tipos de alimentos e, portanto, não consegue digerir o item corretamente ou absorver seus nutrientes de forma eficiente. A sensibilidade ocorre a partir do excesso de consumo ou superexposição.

  • Muitos sintomas resultam da sensibilidade a um item em particular. Uma sensibilidade pode ocorrer do excesso de consumo ou superexposição.

Detectando alergias

 

Alergias são detectadas ao medir a quantidade de Imunoglobulina E (IgE) no sangue, que são células que ajudam a combater alergias. Se você é alérgico a alguma comida ou item não alimentar, seu corpo começa a reagir assim que entra em contato com ele.

As reações alérgicas comuns podem incluir inchaço local (ex.: na garganta ou língua), erupção cutânea (na pele) ou dificuldade de respirar. Amendoim, frutos do mar, ovo e soja estão entre os itens mais comuns que podem causar uma reação.

Para fazer uma comparação, a intolerância não é tão severa e imediata como uma alergia. Os sintomas vêm gradualmente; entre 30 minutos e até 48 horas depois. Sintomas comuns são dores de cabeça, inchaço, coceira, produção excessiva de muco, gases excessivos, diarreia e fadiga.

Diagnóstico de alergias

 

O método mais comum de diagnosticar alergias é com um simples teste sanguíneo, geralmente medindo os níveis de IgE e/ou IgG no sangue. As alergias IgE são de resposta imediata à substância que entrou no corpo. Essas substâncias podem ser originárias de comidas ou podem ser inaladas. As alergias IgE podem causar sintomas graves como dificuldade de respiração, inchaço e urticária. Em casos ainda mais graves de IgE, as reações podem resultar em choque anafilático.

Alergias a comida do tipo IgG são geralmente menos graves do que as alergias IgE e os sintomas comuns incluem: dores de cabeça e náusea, convulsões e hiperatividade. Eles podem se manifestar horas ou até dias após a comida responsável ter sido ingerida.

 

O grau e a severidade dos sintomas variam devido a diferenças genéticas entre os indivíduos. Alergias a comida do tipo IgG são geralmente tratadas removendo os alimentos problemáticos da dieta e auxiliando a digestão com probióticos. A Intolerance Testing não faz exames de sangue, alergias são do domínio medico. 

Nós não fornecemos testes de alergia, somente de intolerância

bottom of page